A produção de leite materno durante a gravidez
A produção de leite materno é iniciada durante o primeiro trimestre de gravidez e se intensifica a partir do 2º trimestre. Por isso, muitas grávidas podem apresentar a saída de leite algumas semanas ou meses antes do nascimento. Esse leite é conhecido como colostro e é o primeiro tipo de leite que a mulher produz para alimentar o bebê, sendo rico em água e proteínas.
O “verdadeiro” leite, mais rico em gordura e carboidratos, só aparece depois do parto, quando os hormônios produzidos pela placenta diminuem e o bebê estimula uma maior produção ao sugar na mama. Veja como evolui o leite materno ao longo do tempo.
Como estimular a descida do leite
Em geral, o leite demora mais a descer na primeira gestação, sendo necessário beber pelo menos 4 litros de líquidos por dia, pois a água é o principal componente do leite. Além disso, deve-se colocar o bebê no peito para mamar mesmo que não saia leite nenhum, pois esse contato da mãe com o filho aumenta ainda mais a produção dos hormônios prolactina e oxitocina, que estimulam a produção e a descida do leite.
Após o nascimento do bebê, a produção de leite materno só aumenta consideravelmente após cerca de 48 horas, tempo necessário para o hormônio prolactina aumentar na corrente sanguínea e estimular o organismo a produzir mais leite. Veja um guia completo sobre como amamentar para iniciantes.
Como aumentar a produção de leite
Para aumentar a produção do leite materno, pode-se seguir algumas dicas, como:
- Beber bastante líquidos durante o dia, cerca de 3 a 4 litros por dia;
- Ter uma alimentação equilibrada e saudável, aumentando o consumo de frutas, verduras, legumes e cereais, que fornecem os nutrientes necessários para a produção do leite;
- Massagear os seios cerca de 2 vezes por dia para estimular a produção e descida do leite;
- Amamentar em livre demanda, já que o movimento de sucção feito pelo bebê também estimula a produção de mais leite.
No entanto, caso a produção de leite não aumente mesmo após seguir todas as recomendações, é importante que o pediatra seja consultado para que seja orientado o uso de fórmulas infantis para garantir o desenvolvimento adequado e saudável do bebê. Confira mais dicas para aumentar a produção de leite.